Costura com assinatura e sobretudo com MUIIIIIITOOOO BOA DISPOSIÇÂO




29/02/12

Estórias de Outrora - A Chegada de Mariazita a casa da Srª D. Conceição - Bonecas de pano

(Continuação da mensagem anterior)

- Claro, quando quiser e tome lá para a ajuda do autocarro. E a Srª D. Conceição mete na mão da Senhora Antónia uma moeda de 5 escudos.
 - Ò minha senhora…muito obrigado que Deus a proteja e ao Sr. Dr e à menina, e tu  ò Mariazita faz tudo o que a senhora mandar e nada de conversa com as vizinhas ouvistesss?
 - Bem , bem já vi que você se chama Maria, mas está a suar muito, precisa antes de mais de se lavar e vestir outra roupa mais fresca mas que ideia foi essa de vir de vestido de fazenda … valha-me Deus!!! – afirmou a Srª D. Conceição com ar decidido
 - Sim minha senhora, mas visto o quê?
 - Ora essa!! Uma roupa mais fresca, amanhã  veremos como arranjar as fardas que ali tenho.
   - Sim minha senhora, mas visto o quê?
E nisto a Srª D. Conceição repara e logo pergunta – Onde está a sua bagagem?
 - A minha quê, minha senhora?
 - Bagagem, as suas coisas, os seus pertences?
 - Ah, minha senhora, minha mãe deu-me para a viagem meio pão e umas azeitonas, disse-me também que cá a minha senhora me dava a janta…e eu comi tudo pelo caminho…

24/02/12

Estórias de Outrora - A Chegada de Mariazita a casa da Srª D. Conceição - Bonecas de pano

 - Boas tardes minha senhora….proferiu com tom respeitoso a  Senhora Antónia à porta de casa suando por subir o 2º andar naquela tarde de Agosto – Pois aqui lhe trago a rapariga conforme prometido.
 - Entrem, entrem,  - disse a Srª. D. Conceição para a Senhora Antónia e para a rapariguita que se mantinha no canto da escada de olhos sorridentes e ar de espanto – Entrem aqui para a cozinha.
 - Então é esta a rapariga!! Não tem calor? Está de vestido de manga comprida  de fazenda !!
 - Pois veja lá a Srª D. Conceição que me apareceu assim, se a senhora não se importa, volto cá para a semana para saber como a rapariga vai… comentou a Senhora António em tom de desculpa.

22/02/12

Estórias de outrora - Bonecas de pano

Criar e posteriormente costurar as Mariazinhas trouxe-me à memória algumas estórias de antigamente. De há 5 ou 6 décadas.  Do tempo em que as empregadas domésticas se chamavam criadas de servir.
Estas raparigas vinham da província de famílias tão modestas e numerosas quanto honestas. A vinda para Lisboa implicava “conhecimentos”. Normalmente vinham através de alguém da terra que já tinha vindo para Lisboa e se dedicava a esta tarefa que sempre rendia alguns tostões.  Se a família que as recebia exigia referências  a da rapariga também só a deixava vir se adivinhasse confiança. Elas passavam a ser como um parente muito pobre da família para onde vinham servir.  Trabalhavam sem horário mas levavam uma vida sossegada, tinham mesa, cama e roupa lavada… por elas claro!!
 A maior parte conhecia um magala com quem casava. Formava família e apenas regressava à terra para férias e mais tarde para fazer uma casinha.
Irei contar algumas estórias partindo do verídico que aqui e ali fui presenciando, algumas são verdadeiras pérolas. Vou conseguir que gostem de as ler…amanhã escreverei a  primeira…

15/02/12

Somos as mariazinhas e temos lindos vestidos

Claro que eu para além de sermos lindas tb temos uma utilidade bem prática.

Coloque-me na sua cozinha e eu prometo guardar todos os seus sacos de plástico. Que tal? Estou com um lindo vestido e cheia de rendinhas. Chamo-me Maria. E a sua cozinha é de que cor?

12/02/12

The route that links Lisbon with Cascais is the most beautiful all over de world - A MARGINAL -

A marginal - que liga Lisboa a Cascais é a mais bela estrada de todo o mundo. Ora vejam...


Tanto no Concelho de Oeiras como no de Cascais há muitas feiras. Em Carcavelos todas as 5ªs pode encontrar um pouco de tudo. Em Cascais a feira é  à 4ª e ao domingo.
No Concelho de Oeiras todos os domingos há feira de antiguidades com belas pechinchas. Desde mobilias a rendas e laços. A não perder. Cada domingo é numa freguesia diferente.

11/02/12

Olá!! Chamo-me Maria e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)


Claro que eu para além de ser linda e loira tb tenho uma utilidade bem prática. Coloque-me na sua cozinha e eu prometo guardar todos os seus sacos de plástico. Que tal? Estou vestida de azul e cheia de rendinhas. Chamo-me Maria

E a sua cozinha é de que cor?

10/02/12

Olá!! Chamo-me Aninhas e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)

Pois com a pressa nem me apresentei, chamo-me Aninhas.
Como verificam sou loira e estou vestida de laranja, viajo com sapatos e malinha igual e uma cestinha para ser mais facilmente transportada.  Além disso tb trago uma pequena história de uma travessura que outro dia a mamã descobriu...  Quem me quer levar?
Até breve!!

07/02/12

Canais de comercialização

Existem no mercado algumas alternativas de fazer chegar os produtos aos clientes. Vou fazer uma listagem que depois pode ser completada em conjunto com alguma ideia que vos surja… e depois falar sobre a minha experiência de cada uma delas.
1 - Meios electrónicos, o blog, o facebook e mesmo o email
2 – As amigas e conhecidas
3 – As feiras
4 – As lojas à consignação
5 – As cooperativas
Colocada assim até parecem compartimentos estanques, mutuamente exclusivos mas não são…por exemplo uma imagem colocada no facebook  pode como todos sabemos concretizar-se por uma venda a uma amiga; as feiras são uma óptima divulgação onde os nossos produtos atingem uma muito maior abrangência em termos de publico.….