A comercialização é considerada pela maior parte dos artesãos a parte menos nobre do processo produtivo e a maior parte deles exclui-a de todo. E as peças vão ficando nos ateliers e a desmotivação vai crescendo e a produção baixando....
Alguns mais teimosos, grupo em que me incluo, começam a tentar outras alternativas e depois das feiras, seguem-se as lojas em que as peças são deixadas à consignação.
Eu dei-me pessimamente nesta alternativa. Corri "seca e meca" com a "tralha" às costas e, vendi pouco. Depois apercebi-me da razão...numa loja onde deixei bonecas quando as fui lá buscar verifiquei que uma boneca que eu vendi por 15€ estava marcada a 39€!!!!!!!! Até fiquei parva...como é possível?
Noutra loja, metiam as peças ao monte e elas ficavam sem graça...até dava dó...
Finalmente uma das mais simpáticas faliu!!!
Por tudo isto incentivei as vendas pelo facebook e por aqui, pelo blog. Pode parecer repetitivo mas não é...ainda há imensas pessoas que não utilizam o facebook mas que vêm por "aqui" ver as novidades...
Ora por novidades aqui vão mais algumas imagens do seu "cantinho na Associação de Artesãos da Costa do Estoril...
26/03/12
23/03/12
Dia 26 de Marco na Loja da PAREDE
Dia 26 de Março estarei na loja da Parede mesmo junto à estação todo o dia, venha visitar-me e, quem sabe adquirir uma peça. Tenho um mimo para cada uma das minhas amigas do blog. E uma lembrança para quem comprar uma das minhas peças.
Não deixe de vir...
Não deixe de vir...
Bonecas de pano (muñecas de trapo cloth dolls)
Eis mais algumas bonequinhas de pano algumas das quais pode encontrar na Associação dos Artesãos da Costa do Estoril, mesmo junto à estação dos comboios da Parede. Venha-nos fazer uma visita. Temos inumeras peças cada qual mais bonita que a outra
20/03/12
15/03/12
Malinhas que podem ser enfeitadas a gosto
Estas malinhas ficam lindas principalmente quando são do mesmo tecido do casaco ou da saia. Podem ser enfeitadas com os alfinetes que tivermos à mão.
Porta talheres, chemin e individuais
Para um jantar buffet utilize um porta talheres, para um almoço ligeiro coloque uns individuais e na mesa deixe ficar o chemin com um candelabro de cada lado...
Aqui estão, tenho uma enorme variedade de tecidos e cores é só escolher...
Aqui estão, tenho uma enorme variedade de tecidos e cores é só escolher...
Os Artesãos da Costa do Estoril
Eis finalmente um espaço onde podem encontrar, ao vivo, as minhas peças. Quem me vem fazer uma visita já este sábado???? Aonde? Mesmo junto à estação da Parede nos Artesãos da Costa do Estoril. Fico à sua espera, temos peças lindíssimas para todos e a preços super baixos. Das 10 às 13,
11/03/12
Como determinar o preço dos produtos artesanais que vamos criando
Esqueçam as teorias que eventualmente aprenderam sobre a determinação do preço. E porquê? Apresentam componentes demais!! Se as considerássemos todas, o preço subia, o produto não seria competitivo e tornar-se-ia um mono.
Como eu faço? Parto de principio de que o trabalho para mim é um entretenimento e não imputo o tempo que o levo a fazer. Assim sendo limito-me a integrar o custo das materias primas e uma pequena percentagem dos instrumentos de trabalho. Esta será a minha referência
Depois vou à procura na net, nas feiras e nas lojas chinesas de produtos parecidos.
E, tendo em consideração o valor referência, o preço final que eu determino é sempre maior do que o das lojas chinesas mas ligeiramente menor do que a concorrência nacional e sempre com a preocupação de, perante esta, acrescentar ao produto detalhes visuais diferenciadores.
Normalmente oiço as pessoas dizerem...."não é caro".....e compram... apesar da crise.
Como eu faço? Parto de principio de que o trabalho para mim é um entretenimento e não imputo o tempo que o levo a fazer. Assim sendo limito-me a integrar o custo das materias primas e uma pequena percentagem dos instrumentos de trabalho. Esta será a minha referência
Depois vou à procura na net, nas feiras e nas lojas chinesas de produtos parecidos.
E, tendo em consideração o valor referência, o preço final que eu determino é sempre maior do que o das lojas chinesas mas ligeiramente menor do que a concorrência nacional e sempre com a preocupação de, perante esta, acrescentar ao produto detalhes visuais diferenciadores.
Normalmente oiço as pessoas dizerem...."não é caro".....e compram... apesar da crise.
Experimentem criar com imaginação, produtos bonitos acessiveis e divulguem-nos....
09/03/12
As Mariazinhas (boneca de pano, cloth dolls, muñecas de trapo)
Aqui estão mais Mariazinhas que já estão a alegrar algumas belas cozinhas. Encomende a sua. Diga-me as cores que pretende
29/02/12
Estórias de Outrora - A Chegada de Mariazita a casa da Srª D. Conceição - Bonecas de pano
(Continuação da mensagem anterior)
- Claro, quando quiser e tome lá para a ajuda do autocarro. E a Srª D. Conceição mete na mão da Senhora Antónia uma moeda de 5 escudos.
- Ò minha senhora…muito obrigado que Deus a proteja e ao Sr. Dr e à menina, e tu ò Mariazita faz tudo o que a senhora mandar e nada de conversa com as vizinhas ouvistesss?
- Bem , bem já vi que você se chama Maria, mas está a suar muito, precisa antes de mais de se lavar e vestir outra roupa mais fresca mas que ideia foi essa de vir de vestido de fazenda … valha-me Deus!!! – afirmou a Srª D. Conceição com ar decidido
- Sim minha senhora, mas visto o quê?
- Ora essa!! Uma roupa mais fresca, amanhã veremos como arranjar as fardas que ali tenho.
- Sim minha senhora, mas visto o quê?
E nisto a Srª D. Conceição repara e logo pergunta – Onde está a sua bagagem?
- A minha quê, minha senhora?
- Bagagem, as suas coisas, os seus pertences?
- Ah, minha senhora, minha mãe deu-me para a viagem meio pão e umas azeitonas, disse-me também que cá a minha senhora me dava a janta…e eu comi tudo pelo caminho…
24/02/12
Estórias de Outrora - A Chegada de Mariazita a casa da Srª D. Conceição - Bonecas de pano
- Boas tardes minha senhora….proferiu com tom respeitoso a Senhora Antónia à porta de casa suando por subir o 2º andar naquela tarde de Agosto – Pois aqui lhe trago a rapariga conforme prometido.
- Entrem, entrem, - disse a Srª. D. Conceição para a Senhora Antónia e para a rapariguita que se mantinha no canto da escada de olhos sorridentes e ar de espanto – Entrem aqui para a cozinha.
- Então é esta a rapariga!! Não tem calor? Está de vestido de manga comprida de fazenda !!
- Pois veja lá a Srª D. Conceição que me apareceu assim, se a senhora não se importa, volto cá para a semana para saber como a rapariga vai… comentou a Senhora António em tom de desculpa.
22/02/12
Estórias de outrora - Bonecas de pano
Criar e posteriormente costurar as Mariazinhas trouxe-me à memória algumas estórias de antigamente. De há 5 ou 6 décadas. Do tempo em que as empregadas domésticas se chamavam criadas de servir.
Estas raparigas vinham da província de famílias tão modestas e numerosas quanto honestas. A vinda para Lisboa implicava “conhecimentos”. Normalmente vinham através de alguém da terra que já tinha vindo para Lisboa e se dedicava a esta tarefa que sempre rendia alguns tostões. Se a família que as recebia exigia referências a da rapariga também só a deixava vir se adivinhasse confiança. Elas passavam a ser como um parente muito pobre da família para onde vinham servir. Trabalhavam sem horário mas levavam uma vida sossegada, tinham mesa, cama e roupa lavada… por elas claro!!
A maior parte conhecia um magala com quem casava. Formava família e apenas regressava à terra para férias e mais tarde para fazer uma casinha.
Irei contar algumas estórias partindo do verídico que aqui e ali fui presenciando, algumas são verdadeiras pérolas. Vou conseguir que gostem de as ler…amanhã escreverei a primeira…
15/02/12
Somos as mariazinhas e temos lindos vestidos
Claro que eu para além de sermos lindas tb temos uma utilidade bem prática.
Coloque-me na sua cozinha e eu prometo guardar todos os seus sacos de plástico. Que tal? Estou com um lindo vestido e cheia de rendinhas. Chamo-me Maria. E a sua cozinha é de que cor?
12/02/12
The route that links Lisbon with Cascais is the most beautiful all over de world - A MARGINAL -
A marginal - que liga Lisboa a Cascais é a mais bela estrada de todo o mundo. Ora vejam...
Tanto no Concelho de Oeiras como no de Cascais há muitas feiras. Em Carcavelos todas as 5ªs pode encontrar um pouco de tudo. Em Cascais a feira é à 4ª e ao domingo.
No Concelho de Oeiras todos os domingos há feira de antiguidades com belas pechinchas. Desde mobilias a rendas e laços. A não perder. Cada domingo é numa freguesia diferente.
No Concelho de Oeiras todos os domingos há feira de antiguidades com belas pechinchas. Desde mobilias a rendas e laços. A não perder. Cada domingo é numa freguesia diferente.
11/02/12
Olá!! Chamo-me Maria e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)
Claro que eu para além de ser linda e loira tb tenho uma utilidade bem prática. Coloque-me na sua cozinha e eu prometo guardar todos os seus sacos de plástico. Que tal? Estou vestida de azul e cheia de rendinhas. Chamo-me Maria
E a sua cozinha é de que cor?
10/02/12
Olá!! Chamo-me Aninhas e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)
Pois com a pressa nem me apresentei, chamo-me Aninhas.
Como verificam sou loira e estou vestida de laranja, viajo com sapatos e malinha igual e uma cestinha para ser mais facilmente transportada. Além disso tb trago uma pequena história de uma travessura que outro dia a mamã descobriu... Quem me quer levar?
Até breve!!
Como verificam sou loira e estou vestida de laranja, viajo com sapatos e malinha igual e uma cestinha para ser mais facilmente transportada. Além disso tb trago uma pequena história de uma travessura que outro dia a mamã descobriu... Quem me quer levar?
Até breve!!
07/02/12
Canais de comercialização
Existem no mercado algumas alternativas de fazer chegar os produtos aos clientes. Vou fazer uma listagem que depois pode ser completada em conjunto com alguma ideia que vos surja… e depois falar sobre a minha experiência de cada uma delas.
1 - Meios electrónicos, o blog, o facebook e mesmo o email
2 – As amigas e conhecidas
3 – As feiras
4 – As lojas à consignação
5 – As cooperativas
Colocada assim até parecem compartimentos estanques, mutuamente exclusivos mas não são…por exemplo uma imagem colocada no facebook pode como todos sabemos concretizar-se por uma venda a uma amiga; as feiras são uma óptima divulgação onde os nossos produtos atingem uma muito maior abrangência em termos de publico.….
22/01/12
Saco de maquilhagem
Estas são umas saquinhas porta tralha portátil...a sério, coloca-se dentro tudo o que habitualmente usamos nas malas e, quando mudamos de mala, basta transportar o saquinho em vez de um a um, os mil objectos que sempre transportamos.
E além de super úteis são lindos....
E além de super úteis são lindos....
21/01/12
A comercialização dos produtos artesanais
E a páginas tantas dei comigo a pensar…” e porque não comercializar os artigos que vou imaginando e executando com mil cuidados e esmeros ??”
E, como é meu hábito, pus pés a caminho e já tenho alguma, pouca, experiência sobre o assunto…pelo menos dá para aqui escrevinhar 2 ou 3 parágrafos.
Ora bem, existem no mercado algumas alternativas de fazer chegar os produtos aos clientes. Vou fazer uma listagem que depois pode ser completada em conjunto com alguma ideia que vos surja… e depois falar sobre a minha experiência de cada uma delas.
20/01/12
19/01/12
18/01/12
Olá!! Chamo-me Bábá e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)
Estou linda não acham? Pois sou a Bábá e venho fazer-vos companhia.... Trago uma cestinha para me transportarem....assim as amiguinhas podem passear-me mais facilmente...
13/01/12
09/01/12
Dificuldades na comercialização de produtos artesanais
Depois da grande azafama natalícia, com muito trabalho e um boom nas vendas, é tempo de repensar a tipologia dos produtos a criar, experimentar novas hipóteses, esgalhar moldes inovadores mas sobretudo projectar uma estratégia de comercialização. A distribuição é, por excelência, o ponto fraco do artesão. Várias hipóteses podem ser delineadas.
Proponho pensar alto em cada uma delas esperando os vossos comentários. Deste modo, falando da experiência de todos e de cada um certamente será profícuo para todos...
Proponho pensar alto em cada uma delas esperando os vossos comentários. Deste modo, falando da experiência de todos e de cada um certamente será profícuo para todos...
Embalagem de tecido para colocar uma taça
Coberta em tecido em tons de vermelho e dourado com a letra M inscrita no centro,
para colocar uma taça de bombons, queijo ou, quem sabe, umas deliciosas bolachinhas...bonita, certo? É super fácil de fazer. Se quiserem saber como deixem um comentário
para colocar uma taça de bombons, queijo ou, quem sabe, umas deliciosas bolachinhas...bonita, certo? É super fácil de fazer. Se quiserem saber como deixem um comentário
08/01/12
O artesanato
O artesanato designa um oficio ou um modo de fabricação de produtos e tb esses mesmos produtos. Exige dedicação, muito trabalho imaginação, e persistência. Para quem gosta é é apenas um belíssimo entretenimento as horas passam sem se dar por isso e no fim há umas belissimas peças prontinhas e lindas.
31/12/11
2012 o problemático....
Perante a suposta tempestade que se desenha no horizonte, desejo a todos, para 2012 que consigam criar um porto de abrigo, quem sabe andando entre os pingos da chuva....
Subscrever:
Mensagens (Atom)






.jpg)























