Uma das preocupações que qualquer produtor deve ter é não se deixar ficar a produzir sempre o mesmo produto apesar de este poder estar "a sair muito bem". Há sempre a tendência para nos deixarmos ficar na tal zona de conforto (de que o rapaz de Massamá tanto fala) e quando o produto deixa de se vender lá está a culpada - a D, Crise - mas não, a culpada é a D. Preguiça que se deixou ficar à sombra da bananeira...
A pesquisa continua em novos produtos é essencial...deve-se ter "na manga" pronto a sair sempre um novo produto mesmo que o anteroir não tenha esgotado as encomendas.
Obviamente que um produto que não seja de primeira necessidade tem o seu ciclo de vida que pode ser suavizado mas é inevitável... O ideal, então é ter um outro produto a entrar no mercado quando um outro ainda está a fazer sucesso e um terceiro já um bocado para o caído. E este raciocínio dá para qualquer produção.
Já há larguissimos anos, um grupo de consultores estudos esta matéria e produziu um esquema muito interessante e conhecido - a MATRIZ BCG
Esta está um pouco abrasileirada mas entende-se - No CANTO SUPERIOR DIREITO está a imprescindível PESQUISA de novos
a) produtos
b) tecnicas
c) abordagens
E o resultado é a criação de um produto que entra no mercado e torna-se uma ESTRELA e passa para o CANTO SUPERIOR ESQUERDO e começa a vender-se bem (se a pesquisa foi bem direcionada) passa então para o CANTO INFERIOR ESQUERDO tornando-se em VACA LEITEIRA - mas as vendas tenderão a baixar - passando o produto para o CANTO INFERIOR DIREITO vendendo muito pouco e só casuisticamente ou sazonalmente.
Há ainda a referir que é a PARTE ESQUERDA deste esquema que mantem a PARTE DIREITA em termos financeiros pois esta última não gera qq lucro.
Vamos então ao trabalho? Não se deixem ficar na que a crise é que tem a culpa!!!!
Não entend mensagem, mas as fotos do lado drt do computador, são lindas!!!!
ResponderEliminar