Costura com assinatura e sobretudo com MUIIIIIITOOOO BOA DISPOSIÇÂO




24/04/12

A galinha

Olhando uma galinha e uma águia,  vai verificar que entre uma e outra há um abismo. E tem nome - ASAS -.
 Contudo, juntas representam as duas dimensões fundamentais da existência humana. A dimensão do enraizamento, do cotidiano, do prosaico, do limitado: o símbolo da galinha.
A dimensão da abertura, do desejo, do poético, do ilimitado: o símbolo da águia.
Como equilibrar estes dois pólos? Como impedir que a cultura da homogeneização afogue a águia dentro de nós e nos tolha o voar?
Pois bem!! A partir destas permissas "construi" umas galinhas que apesar de não possuirem asas estão suspensas assim podem cuidar das obrigações e trabalhos do dia a dia sem, porém, perderem o sentido do sonho extravasando os supostos  limites.

São lindas não acha?

23/04/12

O mocho

O mocho, representa tradicionalmente a sabedoria. Nas histórias infantis representa o sábio, o conselheiro de todos os animais da floresta.



O mocho, representa tradicionalmente a sabedoria. Nas histórias infantis representa o sábio, o conselheiro de todos os animais da floresta.
Por possuir uma alta capacidade de ver no escuro, crê-se que atravessa a escuridão da ignorância, consegue ver, observar e escutar para além dos outros e por isso dá sorte.
Há quem faça colecção...quer começar a sua??

12/04/12

A produção - A matriz BCG - O ciclo de vida dos produtos

Uma das preocupações que qualquer produtor deve ter é não se deixar ficar a produzir sempre o mesmo produto apesar de este poder estar "a sair muito bem". Há sempre a tendência para nos deixarmos ficar na tal zona de conforto (de que o rapaz de Massamá tanto fala) e quando o produto deixa de se vender lá está a culpada  - a D, Crise - mas não, a culpada é a D. Preguiça que se deixou ficar à sombra da bananeira...
A pesquisa continua em novos produtos é essencial...deve-se ter "na manga" pronto a sair sempre um novo produto mesmo que o anteroir não tenha esgotado as encomendas.
Obviamente que um produto que não seja de primeira necessidade tem o seu ciclo de vida que pode ser suavizado mas é inevitável... O ideal, então é ter um outro produto a entrar no mercado quando um outro ainda está a fazer sucesso e um terceiro já um bocado para o caído. E este raciocínio dá para qualquer produção.
Já há larguissimos anos, um grupo de consultores estudos esta matéria e produziu um esquema muito interessante e conhecido - a MATRIZ BCG
Matriz BCG - Boston Consulting Group

Esta está um pouco abrasileirada mas entende-se - No CANTO SUPERIOR DIREITO  está a imprescindível PESQUISA de novos
a) produtos
b) tecnicas
c) abordagens
E o resultado é a criação de um produto que entra no mercado e torna-se  uma ESTRELA e passa para o CANTO SUPERIOR ESQUERDO e começa a vender-se bem (se a pesquisa foi bem direcionada) passa então para o CANTO INFERIOR ESQUERDO tornando-se em VACA LEITEIRA - mas as vendas tenderão a baixar - passando o produto para o CANTO INFERIOR DIREITO  vendendo muito pouco e só casuisticamente ou sazonalmente.
Há ainda a referir que é a PARTE ESQUERDA deste esquema que mantem a PARTE DIREITA em termos financeiros pois esta última não gera qq lucro.
Vamos então ao trabalho? Não se deixem ficar na que a crise é que tem a culpa!!!!

10/04/12

Os feltros

Está decidida a começar mas queria umas ideias sobre moldes, tamanhos, cores, materiais,,,, super simples eu vou estar na loja dos ARTESÃOS da COSTA DO ESTORIL na Parde dia 20, sexta feira, todo o dia, vou levar revistas com mil ideias e moldes e claro os feltros...apareça...

Se vive longe, coloque-me um comentário, envie-me um  email... e crie...

Aqui vão exemplos do que pode fazer mas há mil outras...

Os feltros

O trabalho manual é um otimo remédio para o tédio, desenvolve a imaginação, preeenche o espirito, ocupa o tempo e finalmente viabiliza a criação de belas peças vendáveis....

Descubra novas potencialidades em si própria.
Puxe pela cabeça não se deixe ficar pela TV e pela Farmville!!!
Há vida para além disso...
Quer começar mas não sabe como?
Ora bem! O feltro é um magnifico material para se iniciar...é super maleavel, não se desfia, muito facil de trabalhar e permite realizar aquela pecinha pequenina mas indispensável e que à venda nunca há o tamanho certo...a capa para o seu telemóvel,  o estojo de canetas, a caixa de óculos escuros....o porta moedas ...etc...
Veja a infinidade e tudo FEITO POR SI...

02/04/12

Olá Sou a D. Maria e se me levar para a sua cozinha prometo manter os tabuleiros arrumadinhos

Olá sou a D. Maria e estou esta lindeza mesmo pronta para ser levada para a sua cozinha e manter arrumadinhos todos os tabuleiros.    
Pois  chegou uma nova colecção – a das D. Maria – personalizando a “mulher a dia” que apresentou um enorme crescimento nos anos 70 e que veio, muitas vezes, tomar o lugar da “criada de servir” embora numa relação contratual muito diferente. Com um perfil citadino estas D. Maria eram, muitas delas, antigas criadas de servir que, uma vez casadas com o seu magala, permaneceram na cidade ou subúrbios. O marido pode ter-se tornado operário ou empregado de balcão, com filhos a estudar na escola pública e com necessidade de “arrematar” o fim do mês, e para ajudar o marido ( expressão muito usada na altura, as mulheres só saiam de casa para trabalhar para ajudar o marido) a D. Maria entre a entrada e saída da família ia a casa de várias patroas “fazer umas horas”.    

26/03/12

A comercialização dos produtos artesanais - Craft marketing and sales

A comercialização é considerada pela maior parte dos artesãos a parte menos nobre do processo produtivo e a maior parte deles exclui-a de todo. E as peças vão ficando nos ateliers e a desmotivação vai crescendo e a produção baixando....

Alguns mais teimosos, grupo em que me incluo, começam a tentar outras alternativas e depois das feiras, seguem-se as lojas em que as peças são deixadas à consignação.

Eu dei-me pessimamente nesta alternativa. Corri "seca e meca" com a "tralha" às costas e, vendi pouco. Depois apercebi-me da razão...numa loja onde deixei bonecas quando as fui lá buscar verifiquei que uma boneca que eu vendi por 15€ estava marcada a 39€!!!!!!!! Até fiquei parva...como é possível?
Noutra loja, metiam as peças ao monte e elas ficavam sem graça...até dava dó...
Finalmente uma das mais simpáticas faliu!!!

Por tudo isto incentivei as vendas pelo facebook e por aqui, pelo blog.  Pode parecer repetitivo mas não é...ainda há imensas pessoas que não utilizam o facebook mas que vêm por "aqui" ver as novidades...



Ora por novidades aqui vão mais algumas imagens do seu "cantinho na Associação de Artesãos da Costa do Estoril...

23/03/12

Dia 26 de Marco na Loja da PAREDE

Dia 26 de Março estarei na loja da Parede mesmo junto à estação todo o dia, venha visitar-me e, quem sabe adquirir uma peça. Tenho um mimo para cada uma das minhas amigas do blog. E uma lembrança para quem comprar uma das minhas peças.
Não deixe de vir...

Bonecas de pano (muñecas de trapo cloth dolls)

Eis mais algumas bonequinhas de pano algumas das quais pode encontrar na Associação dos Artesãos da Costa do Estoril, mesmo junto à estação dos comboios da Parede. Venha-nos fazer uma visita. Temos inumeras peças cada qual mais bonita que a outra

15/03/12

Malinhas que podem ser enfeitadas a gosto

Estas malinhas ficam lindas principalmente quando são do mesmo tecido do casaco ou da saia. Podem ser enfeitadas com os alfinetes que tivermos à mão.

Tecidos - Toalhas - tissues - towels

Toadas de qualquer tamanho e com imensas e diferentes padrões, como estes

Porta talheres, chemin e individuais

Para um jantar buffet utilize um porta talheres, para um almoço ligeiro coloque uns individuais e na mesa deixe ficar o chemin com um candelabro de cada lado...
Aqui estão, tenho uma enorme variedade de tecidos e cores é só escolher...

Os Artesãos da Costa do Estoril

Eis finalmente um espaço onde podem encontrar, ao vivo, as minhas peças. Quem me vem fazer uma visita já este sábado???? Aonde? Mesmo junto à estação da Parede nos Artesãos da Costa do Estoril. Fico à sua espera, temos peças lindíssimas para todos e a preços super baixos. Das 10 às 13,

11/03/12

Como determinar o preço dos produtos artesanais que vamos criando

Esqueçam as teorias que eventualmente aprenderam sobre a determinação do preço. E porquê? Apresentam componentes demais!! Se as considerássemos todas, o preço subia, o produto não seria competitivo e tornar-se-ia um mono.
Como eu faço? Parto de principio de que o trabalho para mim é um entretenimento e não imputo o tempo que o levo a fazer. Assim sendo  limito-me a integrar o custo das materias primas e uma pequena percentagem dos instrumentos de trabalho. Esta será a minha referência
Depois vou à procura na net, nas feiras e nas lojas chinesas de produtos parecidos.
E, tendo em consideração o valor referência, o preço final que eu determino é sempre maior do que o das lojas chinesas mas ligeiramente menor do que a concorrência nacional e sempre com a preocupação de, perante esta, acrescentar ao produto detalhes visuais diferenciadores.
Normalmente oiço as pessoas dizerem...."não é caro".....e compram... apesar da crise.
Experimentem criar  com imaginação, produtos bonitos acessiveis e divulguem-nos....

09/03/12

29/02/12

Estórias de Outrora - A Chegada de Mariazita a casa da Srª D. Conceição - Bonecas de pano

(Continuação da mensagem anterior)

- Claro, quando quiser e tome lá para a ajuda do autocarro. E a Srª D. Conceição mete na mão da Senhora Antónia uma moeda de 5 escudos.
 - Ò minha senhora…muito obrigado que Deus a proteja e ao Sr. Dr e à menina, e tu  ò Mariazita faz tudo o que a senhora mandar e nada de conversa com as vizinhas ouvistesss?
 - Bem , bem já vi que você se chama Maria, mas está a suar muito, precisa antes de mais de se lavar e vestir outra roupa mais fresca mas que ideia foi essa de vir de vestido de fazenda … valha-me Deus!!! – afirmou a Srª D. Conceição com ar decidido
 - Sim minha senhora, mas visto o quê?
 - Ora essa!! Uma roupa mais fresca, amanhã  veremos como arranjar as fardas que ali tenho.
   - Sim minha senhora, mas visto o quê?
E nisto a Srª D. Conceição repara e logo pergunta – Onde está a sua bagagem?
 - A minha quê, minha senhora?
 - Bagagem, as suas coisas, os seus pertences?
 - Ah, minha senhora, minha mãe deu-me para a viagem meio pão e umas azeitonas, disse-me também que cá a minha senhora me dava a janta…e eu comi tudo pelo caminho…

24/02/12

Estórias de Outrora - A Chegada de Mariazita a casa da Srª D. Conceição - Bonecas de pano

 - Boas tardes minha senhora….proferiu com tom respeitoso a  Senhora Antónia à porta de casa suando por subir o 2º andar naquela tarde de Agosto – Pois aqui lhe trago a rapariga conforme prometido.
 - Entrem, entrem,  - disse a Srª. D. Conceição para a Senhora Antónia e para a rapariguita que se mantinha no canto da escada de olhos sorridentes e ar de espanto – Entrem aqui para a cozinha.
 - Então é esta a rapariga!! Não tem calor? Está de vestido de manga comprida  de fazenda !!
 - Pois veja lá a Srª D. Conceição que me apareceu assim, se a senhora não se importa, volto cá para a semana para saber como a rapariga vai… comentou a Senhora António em tom de desculpa.

22/02/12

Estórias de outrora - Bonecas de pano

Criar e posteriormente costurar as Mariazinhas trouxe-me à memória algumas estórias de antigamente. De há 5 ou 6 décadas.  Do tempo em que as empregadas domésticas se chamavam criadas de servir.
Estas raparigas vinham da província de famílias tão modestas e numerosas quanto honestas. A vinda para Lisboa implicava “conhecimentos”. Normalmente vinham através de alguém da terra que já tinha vindo para Lisboa e se dedicava a esta tarefa que sempre rendia alguns tostões.  Se a família que as recebia exigia referências  a da rapariga também só a deixava vir se adivinhasse confiança. Elas passavam a ser como um parente muito pobre da família para onde vinham servir.  Trabalhavam sem horário mas levavam uma vida sossegada, tinham mesa, cama e roupa lavada… por elas claro!!
 A maior parte conhecia um magala com quem casava. Formava família e apenas regressava à terra para férias e mais tarde para fazer uma casinha.
Irei contar algumas estórias partindo do verídico que aqui e ali fui presenciando, algumas são verdadeiras pérolas. Vou conseguir que gostem de as ler…amanhã escreverei a  primeira…

15/02/12

Somos as mariazinhas e temos lindos vestidos

Claro que eu para além de sermos lindas tb temos uma utilidade bem prática.

Coloque-me na sua cozinha e eu prometo guardar todos os seus sacos de plástico. Que tal? Estou com um lindo vestido e cheia de rendinhas. Chamo-me Maria. E a sua cozinha é de que cor?

12/02/12

The route that links Lisbon with Cascais is the most beautiful all over de world - A MARGINAL -

A marginal - que liga Lisboa a Cascais é a mais bela estrada de todo o mundo. Ora vejam...


Tanto no Concelho de Oeiras como no de Cascais há muitas feiras. Em Carcavelos todas as 5ªs pode encontrar um pouco de tudo. Em Cascais a feira é  à 4ª e ao domingo.
No Concelho de Oeiras todos os domingos há feira de antiguidades com belas pechinchas. Desde mobilias a rendas e laços. A não perder. Cada domingo é numa freguesia diferente.

11/02/12

Olá!! Chamo-me Maria e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)


Claro que eu para além de ser linda e loira tb tenho uma utilidade bem prática. Coloque-me na sua cozinha e eu prometo guardar todos os seus sacos de plástico. Que tal? Estou vestida de azul e cheia de rendinhas. Chamo-me Maria

E a sua cozinha é de que cor?

10/02/12

Olá!! Chamo-me Aninhas e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)

Pois com a pressa nem me apresentei, chamo-me Aninhas.
Como verificam sou loira e estou vestida de laranja, viajo com sapatos e malinha igual e uma cestinha para ser mais facilmente transportada.  Além disso tb trago uma pequena história de uma travessura que outro dia a mamã descobriu...  Quem me quer levar?
Até breve!!

07/02/12

Canais de comercialização

Existem no mercado algumas alternativas de fazer chegar os produtos aos clientes. Vou fazer uma listagem que depois pode ser completada em conjunto com alguma ideia que vos surja… e depois falar sobre a minha experiência de cada uma delas.
1 - Meios electrónicos, o blog, o facebook e mesmo o email
2 – As amigas e conhecidas
3 – As feiras
4 – As lojas à consignação
5 – As cooperativas
Colocada assim até parecem compartimentos estanques, mutuamente exclusivos mas não são…por exemplo uma imagem colocada no facebook  pode como todos sabemos concretizar-se por uma venda a uma amiga; as feiras são uma óptima divulgação onde os nossos produtos atingem uma muito maior abrangência em termos de publico.….

22/01/12

Saco de maquilhagem

Estas são umas saquinhas porta tralha portátil...a sério, coloca-se dentro tudo o que habitualmente usamos nas malas e, quando mudamos de mala, basta transportar o saquinho em vez de um a um, os mil objectos que sempre transportamos.
E além de super úteis são lindos....

21/01/12

A comercialização dos produtos artesanais

E a páginas tantas dei comigo a pensar…” e porque não comercializar os artigos que vou imaginando e executando com mil cuidados e esmeros ??”
E, como é meu hábito, pus pés a caminho e já tenho alguma, pouca, experiência sobre o assunto…pelo menos dá para aqui escrevinhar 2 ou 3 parágrafos.
Ora bem, existem no mercado algumas alternativas de fazer chegar os produtos aos clientes. Vou fazer uma listagem que depois pode ser completada em conjunto com alguma ideia que vos surja… e depois falar sobre a minha experiência de cada uma delas.

19/01/12

O porta tralhas

Dá para colocar todas as pequenas, grandes, largas e compridas tralhas que há sempre num atelier...

18/01/12

Olá!! Chamo-me Bábá e sou uma linda boneca de pano (muñecas de trapo, cloth dolls)

Estou linda não acham? Pois sou a Bábá e venho fazer-vos companhia.... Trago uma cestinha  para me transportarem....assim as amiguinhas podem passear-me mais facilmente...

09/01/12

Dificuldades na comercialização de produtos artesanais

Depois da grande azafama natalícia, com muito trabalho e um boom nas vendas, é tempo de repensar a tipologia dos produtos a criar, experimentar novas hipóteses, esgalhar moldes inovadores mas sobretudo projectar uma estratégia de comercialização. A distribuição é, por excelência, o ponto fraco do artesão. Várias hipóteses podem ser delineadas.
Proponho pensar alto em cada uma delas esperando os vossos comentários. Deste modo, falando da experiência de todos e de cada um certamente será profícuo para todos...

Embalagem de tecido para colocar uma taça

Coberta em tecido em tons de vermelho e dourado com a letra M inscrita no centro,

para colocar uma taça de bombons, queijo ou, quem sabe, umas deliciosas bolachinhas...bonita, certo? É super fácil de fazer. Se quiserem saber como deixem um comentário